……porventura, não é este o jejum que escolhi: que soltes as ligaduras da impiedade, desfaças as ataduras da escravidão, deixes livres as pessoas oprimidas, e despedaces todo jugo? …. que repartas o teu pão com o faminto….. Isaias 58.6,7
Gente querida, a Paz do Senhor esteja com vocês.
Chegamos a mais um Tempo de Quaresma, e vamos seguir nessa Quaresma caminhando na certeza de que o AMOR é a chave hermenêutica para toda relação com o Cristo que liberta e com quem está ao nosso lado, aquela pessoa que é nosso próximo.
No contexto em que estamos vivendo desde 2020, uma pandemia, é tempo de sermos próximos do nosso próximo, e não de perguntarmos, “quem é o nosso próximo?” Uma vez que nosso próximo são todas as pessoas que sofrem, são mais de 240 mil famílias ao redor deste Brasil que choram a perda de seus entes queridos, cujas vidas foram ceifadas pela COVID-19.
Assim, a Quaresma deste ano nos convoca a mergulhar muito mais profundo no cuidado: cuidar um dos outros, e cuidar é curar e é amar.
O chamado é para viver uma Quaresma com amor, abraçados na misericórdia e na compaixão de Deus que não tem fim e que se renova a cada manhã.
Certamente, quando nos aproxima a Quaresma, cada qual de nós, em nossa memória afetiva e espiritual, nos recordamos que é um tempo de jejum, reflexão, meditação da vida no seguimento a Cristo.
Contudo, esse tempo também me traz à memória a poesia do Pastor João Dias de Araújo “…que estou fazendo se sou cristão, se Cristo deu-me o seu perdão. Há muito pobres sem lar, sem pão. Há muitas vidas sem salvação.”
Daí a importância de se pensar que Quaresma, para além de ser tão somente um tempo de meditação individual, é um momento para refletir sobre nossas ações, gestos e sinais concretos de pessoas seguidoras do Cristo que em suas atitudes sempre expressou amor, se reveste de esperança e que renova a fé.
A Quaresma é uma porta entreaberta para transformação da vida. E para viver a vida plena “eu vim para que tenham vida, e vida em abundância” (João10.10).
A Quaresma de 2021 traz outro desafio a ser experimentado pela quinta vez: a Campanha da Fraternidade Ecumênica. Essa experiência de viver uma Campanha da Fraternidade Ecumênica iniciou-se no ano 2000, e seguimos em 2005, 2010, 2016 e aqui chegamos à esta quinta experiência.
O Tema deste ano é FRATERNIDADE E DIÁLOGO: COMPROMISSO COM AMOR, e estamos apoiados no texto de Efésios 2,14 “Cristo é a nossa paz, do que era dividido fez uma unidade”.
O tema da CFE 2021 é por demais importante para o nosso contexto, uma vez que temos sido abalados por tantas noticias e histórias de ódio e agressão e, indubitavelmente, o Diálogo é o caminho da Paz.
É urgente percebermos que a vida é plural, o mundo não é unicolor. Pelo contrário, a vida é marcada pela diversidade. Nesse contexto inevitável de um mundo diverso, o diálogo envolvido no amor é a trilha que nos levará a compreender e respeitar a experiência de cada pessoa.
O tema da CFE 2021 nos faz recordar uma das Marca da Missão da Igreja, que nos envolve na prática e expressão do seguimento a Cristo.
É missão da Igreja “Procurar a transformação das estruturas injustas da sociedade, desafiando toda espécie de violência e buscar a paz e a reconciliação.
Para nosso mundo hoje, é imperativo falarmos de diálogo, paz e reconciliação, e segundo o apostolo Paulo nos chama a colocar nossa esperança na reconciliação “… deixai-vos reconciliar com Deus” (II Coríntios 5,20).
O ano de 2020 foi um período longo de deixar de fazer, de se abster: Nos afastamos das pessoas queridas; deixamos de ter encontros familiares e com pessoas amigas, escondemos nossa alegria atrás das mascaras que seguimos usando, e somente deixamos de fazer.
O que pedir para essa Quaresma? Digo a vocês que o desafio que quero deixar para essa Quaresma é o Jejum do não deixar de fazer.
Não deixe de fazer uma mensagem a cada dia para uma pessoa, há muitas pessoas necessitadas de uma mensagem pessoal, faça isso;
Não deixe de participar dos momentos litúrgicos virtuais nessa Quaresma, sua presença servirá de alegria para muitas outras pessoas;
Não deixe de continuar respeitando aos cuidados básicos e necessários para a redução da propagação do vírus e para a diminuição de mortes pela COVID-19. Esse cuidado é amor.
Não deixe de buscar informações científicas, de fontes confiáveis, a respeito da prevenção à COVID-19.
Não deixe de se vacinar caso a agenda de vacinação atinja algum grupo social que você esteja. Vacina para todas as pessoas. Vacina já.
Não deixe de ……. ( Complete você mesmo sua lista)
Mas especialmente que seja uma Quaresma do Jejum do não deixar de fazer.
Que possamos seguir juntas na Fé, esperança e amor, certos
Que o Amor Lança fora todo Medo.
Brasilia, 17 de fevereiro de 2021
+Mauricio Andrade.
Para ler e baixar em pdf: Português brasileiro: https://bit.ly/3bil6nS Inglês acesse: https://bit.ly/2ODBxn6
Comentários