“Ora vocês são o corpo de Cristo e são membros dele,
cada qual a sua maneira” (1Cor 12:27)
Com esse tema a Igreja do Brasil realizou a sua conferência de lideranças, precedendo o Sínodo Geral da Igreja de 2018. As pessoas que participaram da Conferência (CONFELIDER 2018) dialogaram e compartilharam experiências sobre a Missão Transformadora, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – Agenda 2030 (ODS) e sobre a sexualidade humana e direitos. Os resultados dos debates estão sendo sistematizados e estarão a disposição em breve. Para preparar o encontro nacional Paulo Ueti, a pedido da coordenação diocesana, escreveu uma meditação que você pode acessar clicando aqui.
“Estes dias de Confelider e Sínodo foram dias de encontro e de celebrar a unidade da Igreja. A Igreja em suas diferentes faces e sotaques e, especialmente, o desejo de partilhar nossos caminhos de missão na perspectiva de que a missão envolve respeito, pluralidade e o desejo ser uma Igreja segura para todas as pessoas” disse o Bispo da Diocese Anglicana de Brasília, Bispo Mauricio Andrade.
Após a Conferência de Lideranças, o Sínodo Geral da Igreja começou em um ambiente de muita oração, presença do Espírito Santo e vontade de fazer diferença num mundo tão marcado por violência, exclusão e tristeza. A Igreja é chamada a ser luz e sal no mundo, dar esperança para quem precisa e influenciar quem está no poder para que o mundo seja melhor.
Entre os debates do Sínodo, num momento histórico em nosso país e na igreja, a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil IEAB votou a favor de estender a bênção e matrimônio a casais do mesmo sexo por uma grande maioria de votos – 57 a favor, 3 contra e 2 abstenções. Esta é a terceira vez que o assunto é trazido à consideração do Sínodo Geral.
A mudança canônica foi aprovada num ambiente pleno do Espírito Santo, amor mútuo e respeito. Foi precedida por um diálogo longo, profundo e espiritual. Esse diálogo formalmente iniciou em 1997, embora tenha um histórico informal muito mais antigo. Atingiu toda a província desde então, através da metodologia indabas, conferências, consultas, orações e publicações bíblico-teológicas.
O Serviço Anglicano de Diaconia e Desenvolvimento (SADD) e o Centro de Estudos Anglicanos (CEA) receberam a comissão do Sínodo Geral de 2013 (o primeiro a receber tal pauta formalmente) de modo a aprofundar o diálogo entre as dioceses da província. É digno de nota que o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo é legal no Brasil inteiro desde 2012.
Recebemos representantes internacionais como o Primaz da Igreja Episcopal Escocesa, Bispo Mark Strange, e da Bispa Linda Nichols, da Diocese de Huron (Igreja Anglicana do Canadá), Ambos partilharam com o Sínodo Geral suas experiências provinciais relativas ao tema.
Também contamos com a presença de muitos companheiros e companheiras de caminhada, como: Andrea Mann Diretora de Relações Globais (Igreja Anglicana do Canadá), e Ven. Alan Perry, Edmonton – Igreja Anglicana do Canadá. E também, Bispo Edward Konieczny, Diocese de Oklahoma, representante o Bispo Presidente da Igreja Episcopal dos Estados Unidos; Revd. Mark Bozzuti-Jones, da Trinity Church, Nova Iorque, Revd. Glenda McQueen, do Departamento de Missão da Igreja Episcopal dos Estados Unidos; Revd. Duncan Dornor e Sra Naomi Herbert da USPG, Inglaterra; e bispo Julio Murray, do Panamá.
Reafirmamos nosso compromisso com o Evangelho de Jesus e a pertença à Família Global Anglicana, à medida que buscamos continuar a caminhar conjuntamente com aquelas pessoas de quem discordamos e responder aos desafios à nossa frente, dentro de nossos contextos.
“Senti a decisão como resultado da presença e trabalho do Espírito Santo. Isso amplia nossas fronteiras, permitindo que nós possamos ser mais acolhedoras(es) à diversidade no nosso país”, disse o Primaz do Brasil, Bispo Francisco de Assis da Silva.
“Sinto-me orgulhoso em testemunhar esse dia histórico para a Igreja brasileira, que é também o dia em que celebramos o 128º aniversário de sua fundação pelos nossos pioneiros e pioneiras. Nos posicionamos como um farol num momento em que este país (e o mundo) encontram tamanhas dificuldades, como o fundamentalismo religioso e as intolerâncias. Termino meu mandato como secretário geral plenamente realizado.”, disse o então ainda Secretário Geral da IEAB.
“Aprovamos o que já vínhamos refletindo há mais de 20 anos, ou seja, a compreensão de que o Evangelho nos chama a viver o maior mandamento: o amor. É o amor que lança fora todo medo e acolhe todas as pessoas, permitindo o acesso a todos os sacramentos e ritos sacramentais da Igreja. Agora cada diocese deverá encaminhar e normatizar em seus Concílios Diocesanos o Canon que permitirá a realização do casamento de pessoas do mesmo sexo . Que possamos nos manter unidos para servir e viver a missão que é de Deus,” falou o Bispo Mauricio Andrade.
Não serão necessárias mudanças litúrgicas, visto que o rito matrimonial do Livro de Oração Comum de 2015 foi adequado à neutralidade de gênero e deverá ser usado para a celebração do matrimônio entre duas pessoas de quaisquer gêneros.
A Igreja segue em oração e comprometida com o Reino de Deus, em comunhão com a família global Episcopal/Anglicana e no caminho, onde é possível, com os irmãos e irmãs do movimento ecumênico. Também segue na jornada com os movimentos sociais e todas as pessoas que sonham e trabalham por um mundo melhor.
A Diocese Anglicana de Brasília, junto com as outras de nossa família nacional, estende seus agradecimentos ao Bispo Francisco, que serviu como Primaz da Igreja até o momento e ao Reverendo Arthur Cavalcante que serviu como Secretário Geral. E dá as boas vindas e oferece suas orações para o novo Primaz, Bispo Naudal Gomes e a nova Secretária Geral, Revda. Magda Guedes.
Comentários